Seminário:

Gestão estratégica de Inadimplência, Cobrança e Risco

Objetivo: Compartilhar preceitos práticos que permitem que a carteira de credito tenha baixíssima ocorrência de inadimplência, processos de cobrança e perdas.

Conteúdo programático:
Temas macros:

  • Revisão:
      • Pontos de atenção da política macro de crédito e cobrança
      • Reflexão sobre temas atuais: Consignado; Pré-aprovado; Cadastro Positivo; Portabilidade; Crédito Imobiliário...
      • Nomenclaturas e interações: Financiamento e Empréstimo; Spread; Funding; Behaviour Score; Crédit Score; Default (inadimplência); Risco; Perda; Mora; Multa; Refinanciamento, Renegociação...
      • Garantias e seus aspectos relevantes: Aval; Fiança; Caução de Títulos; Veículos; Imóveis; Renda, Produção médica, Safra; Aplicação financeira; Capital Social...
  • Os riscos oriundos de gestão dispersas
  • Indicadores de performance e risco de crédito.
  • Estratégias e redução de riscos frente ao Adiantamento a Depositantes
  • Talão de Cheque e seus elevadíssimos riscos ocultos
  • Visita de Cobrança
  • Revisão da leitura de PDD gerencial, prudencial e legal
  • Provisão e risco e o efeito no desenquadramento de carteiras
  • Aspectos relevantes do acione do Aval
  • Atitudes frente ao risco oculto do Adiantamento a Depositantes
  • Comitê de crédito e seus pontos de atenção e utilidade
  • Cadastro e sua utilidade frente a inadimplência
  • O papel do gerente de garantias
  • Os riscos e pontos de atenção no alongamento das dívidas
  • Os percalços de falhos descontos de títulos...

Inadimplência e Risco

  • Inadimplência e seu peso na taxa de juros
  • Aprendendo a conviver com a inadimplência
  • Monitoramento da inadimplência por precificações, safras, linhas ...
  • Inadimplência não é perda
  • Risco bem precificado não é perda comercial
  • As origens previsíveis da inadimplência e seus antídotos
  • O risco de não entender o fluxo financeiro do tomador
  • Astúcia em gerir de forma prudencial o risco “i”
  • Mascaras nas Renegociações de estouros de limites
  • Os sinais de riscos subjetivos de crédito
  • Concentração de riscos ou provisões
  • Reflexões sobre alçadas e seus riscos e acertos
  • Os riscos das linhas com vencimento único
  • Astúcia na política de acompanhamento e de gestão de risco de crédito
  • Os riscos ocultos do Cheque Especial
      • IAL – Índice de Adimplência de Vendas s/ Lim. Cheq. Especial
      • IPAD - Índice de Previsibilidade de Adiant. a Depositantes
      • Os equívocos nas ações macros de reajustes de limites
      • O risco do uso do limite sem cobertura
      • Adiantamento a Depositantes (AD)...

Cobrança:

  • A gestão das atividades de cobrança
  • A estruturação do setor de cobrança e seu descolamento do crédito
  • Política de cobrança e recuperação de créditos
  • Os cuidados na concessão para eficácia na possível cobrança
  • Clusterização e classificação de clientes para fins de cobrança
  • Controle da Cobrança Interna e Terceirizada
  • As melhorias prudenciais das CCBs frente à cobrança
  • Políticas de acompanhamento do crédito e garantias
  • Estratégias que deve conter a régua de cobrança
  • Formas de agilizar a Cobrança
  • Cuidados ao cobrar os devedores e seus avais
  • Estratégias focadas em grandes devedores
  • As decisões estratégicas frente a uma renegociação e um refinanciamento
  • Localização de clientes inadimplentes
  • Agilidade frente ao devedor e garantias
  • Gestão especializada da recuperação
  • Acordos na recuperação de créditos
  • Negociação em Cobrança:
      • As habilidades do consultor de dívidas
      • Preparação para negociação
      • Conhecendo os interesses das partes
      • Perfis de negociadores na recuperação de crédito
      • Processo para chegar a um acordo
      • Acompanhamento do acordo
  • Quando e como definir se a cobrança será própria ou de terceiros
  • Fronteira entre cobrança e recuperação de crédito
  • Quando não mais cobrar uma dívida
  • Reciclagem dos aprendizados com a Cobrança na gestão de novos créditos...

Exercícios e Dinâmicas:
Durante o seminário haverá inúmeras atividades didáticas visando à perfeita assimilação do conteúdo

Público Alvo: Profissionais envolvidos com a concessão, gestão e retaguarda do crédito.  Turmas de até 24 alunos

Dos benefícios: Aculturar sobre a relevância do tema e dar destaque a área que gerencie as intempéries do crédito. Permitindo uma gestão o mais saudável possível, com reflexos diretos no resultado comercial da Singular.

Carga Horária:  2 dias/16h

 Facilitador:  
Ricardo Coelho, 54, 40 anos de experiência no segmento financeiro, é graduado em Economia (FAE), especialista pela Buffalo University/NY/USA, com pós-graduações em Administração, Marketing, Gestão Imobiliária e MBA em Gestão Avançada de Pessoas. Participou dos seminários cooperativistas de crédito de Mondragon (Espanha), Dejardins (Canadá) e Montabaur (Alemanha). Por 20 anos foi professor universitário de cadeiras como: Gerenciamento de Clientes, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Criatividade. Vem trabalhando fortemente nos últimos 10 anos para a melhoria do modelo de negócio das cooperativas de crédito. Autor de mais de uma centena de artigos sobre gestão estratégica das Singulares, todos postados em nosso site. Responsável pela Revista: Visão Comercial para o Cooperativismo de Crédito enviada para 5.000 gestores de nosso modelo de negócio e já na quarta edição.

Saúde e sucesso

Ricardo Coelho Consult
Consultoria e Treinamento em Gestão Comercial para o Coop. de Crédito
www.ricardocoelhoconsult.com.br
 041-3569-0466 – 9973-9495

“Só o que muda, permanece” - Confúcio